Noivou? Confira 8 passos para realizar a festa de casamento ideal

Noivou? Confira 8 passos para realizar a festa de casamento ideal

Um casamento é um momento único na vida das pessoas. Ainda que algumas se casem por mais de uma vez, cada celebração que acompanha esse momento é especial e se diferencia das demais. Por isso, tudo deve ser tratado com o máximo de atenção e cuidado, inclusive os mínimos detalhes. Assim, é de fundamental importância realizar um cronograma para que todas as etapas e profissionais necessários sejam utilizados e aproveitados ao máximo. Além do mais, a antecedência e o fato de lidar com especialistas para as áreas corretas vai lhe evitar muita dor de cabeça. Portanto, decidimos lhe ajudar com a criação de um cronograma para a festa de casamento. Assim, você já pode se antecipar e cuidar de todos os detalhes que envolvem este momento tão aguardado.

 

Cerimonialista: contratar ou não?

 

Você pode contar com os serviços de um(a) cerimonialista, que pode cuidar de todos os detalhes de sua festa desde o início até o dia da comemoração em si. Mas, caso deseje você mesmo cuidar dos preparativos para a festa, é recomendado que um profissional dessa área seja solicitado para que atue, ao menos, durante o evento. Afinal, assim você poderá curtir com os convidados sem a preocupação extra de saber como andam os detalhes.

 

Partindo do pressuposto que você é quem vai organizar toda a festa desde o início, tenha em mente que para que tudo dê certo é bom seguir o cronograma abaixo. Atenção, pois deixamos a escolha das datas ao seu dispor, mas é importante seguir essa sequência para garantir que não pagará duas vezes por um mesmo serviço, visto que certas necessidades podem ser supridas por alguns profissionais já contratados.

 

Definir o perfil dos noivos

O primeiro passo é o que vai ditar o rumo e o tom das comemorações pré-nupciais. Assim, é preciso deixar bem claro quais são os perfis tanto do noivo quanto da noiva, para poder estipular como será a comemoração. Vocês têm um perfil mais reservado? Gostos mais peculiares? Gostam de grandiosidade quando se trata de comemorações?

 

2. Definição da data e local

Com um perfil já estabelecido para a montagem da festa, também é possível definir o local onde ela será feita. Os gostos identificados podem ser fundamentais nessa escolha – que tal uma festa realizada em uma fazenda, se vocês têm apreço pela vida rural? Além disso, a data em que a mesma será realizada também pode ser outro fator importante, pois pode influenciar em questões como clima, superstição, datas especiais ao casal, etc.

 

3. Decoração

Para esse passo, pode ser contratado o serviço de um decorador. Este profissional vai conseguir muito bem transformar as aspirações e os desejos do casal em uma decoração que esteja de acordo com o tom que a festa terá. O papel do decorador é muito importante, pois é um profissional que está ligado diretamente a vários aspectos da festa. Ou seja, ele vai cuidar e providenciar que diversos fornecedores sejam diretamente alocados à festa, como: paisagismo, iluminação, flores, velas e móveis. Grande parte dos decoradores já conta com suas parcerias definidas, o que facilita e otimiza ainda mais essa função. Tudo isso, claro, sempre muito bem definido com os interesses e gostos dos noivos.

 

4. Música

Escolher se a música será executada ao vivo, com um setlist pré-definido ou por meio de um DJ é muito importante também. E está tudo diretamente relacionado ao perfil definido para a celebração. Vale uma atenção extra a este item, que vai contribuir muito com a impressão que sua festa vai deixar nos convidados.

 

5. O cardápio

Mais uma opção que será escolhida para agradar aos noivos – mas não somente a eles. Aqui precisam ser feitas escolhas que agradem também aos convidados. Portanto, é necessária muita ponderação nesse momento, pois escolhas erradas podem acabar gerando rejeição por parte dos convidados. O que, por consequência, não vai deixar uma impressão muito boa neles.

 

6. As bebidas

Valem os mesmos cuidados também na escolha das bebidas. E mais do que isso, elas merecem atenção especial no dia da festa – por isso, mais uma vez, a importância de uma cerimonialista. Ela pode se atentar à temperatura das bebidas, bem como sua conservação e distribuição correta, de maneira que não haja desabastecimento.

 

7. O buffet

A contratação de um buffet pode te livrar de muita dor de cabeça. Além de cuidar de toda a parte de alimentação, bebidas, bem como de sua logística e serviços de oferta aos convidados, o serviço ainda pode contribuir com grande parte de itens necessários para a celebração, como: pratos, copos, toalhas, talheres. É necessário ter bem claro tudo o que o serviço cobre, pois os demais itens terão de ser providenciados à parte.

 

8. Locação de itens

Depois de todos esses itens definidos, chegou a hora de pensar nos detalhes. Que tal incrementar a festa com móveis originais ou uma mesa criativa e muito elegante? É nesse momento que entra a Festiva Locações.

 

Especializada no segmento de eventos, a empresa oferece itens para aluguel que vão desde os móveis decorativos aos utensílios para mesa e toalhas, por exemplo. A escolha é ideal para suprir as necessidades que talvez os demais serviços não tenham cumprido.

 

Além disso, várias propostas podem surgir ao visitar a loja  juntamente com o decorador. Caminhos de mesa, toalhas e sousplats, por exemplo, valorizam a mesa dos convidados. Já o buffet, será capaz de sugerir pratos e taças diferenciadas de acordo com o cardápio escolhido.

 

Assim, cumprindo todos os itens deste cronograma, sua festa tem tudo para ocorrer da maneira mais tranqüila possível. Se permita curtir alguns bons momentos ao lado de pessoas especiais. Afinal, depois de tanta preocupação, você merece!