Casamento ao ar livre: um guia rápido para a festa perfeita

Casamento ao ar livre: um guia rápido para a festa perfeita

As cerimônias de casamento ao ar livre têm um ar romântico e glamuroso. Em alta, parece que chegaram para ficar, roubando a cena das celebrações mais tradicionais, em salões cobertos ou igrejas. Mas, ao mesmo tempo em que oferecem algumas vantagens — por exemplo a natureza, que acaba integrando a decoração —, trazem consigo uma gama de cuidados necessários — e muitos imprevistos. Pensando nesse planejamento detalhado, separamos algumas dicas valiosas para a preparação desse evento. Confira!

 

Temática

 

Assim como em qualquer evento, a escolha da temática deve ser o ponto de partida para a organização da festa. Afinal, é ela quem definirá o tom da ambientação. 

Confira alguns temas que você pode escolher para sua cerimônia e que combinam muito com o clima ao ar livre.

 

Rústico

O tema mais tradicional para casamentos ao ar livre é o rústico, pois alia charme ao romantismo com um toque de nostalgia. Móveis de madeira, tons de cores mais sóbrios e relacionados à natureza são muito indicados.

 

Praia

A cerimônia pode ser realizada efetivamente na areia da praia. Ou, se não houver essa possibilidade, a decoração pode recriar o clima de beira mar. Areia, água de coco, guarda-sol. Tudo isso vai ajudar na construção do clima.

 

Jardim

O casamento ao ar livre pode ser realizado em um jardim, e se aproveitar do ambiente como parte da decoração. Na ausência deste, invista em vasos de flores, ferramentas e balanços nas árvores. Estampas florais nos sousplats, toalhas, almofadas da área de descanso também podem contribuir com a atmosfera — só cuidado para não exagerar nas flores.

 

Inspiração Portuguesa

Se quiser levar um ar de sofisticação europeia, os famosos azulejos portugueses podem servir de inspiração para as estampas e vestimentas em sua cerimônia. 

 

Ambientação

 

Escolhido o tema que a celebração vai seguir, o próximo passo é buscar uma ambientação que faça jus. Assim, cadeiras, mesas e outros móveis vão contribuir para a construção do ambiente planejado. Alguns temas escolhidos permitem inovar e arriscar um pouco mais. Nesses casos, sofás ou poltronas podem ser uma boa sugestão.

 

E como estamos falando de um casamento, é fundamental que haja também um altar para a realização da troca de votos. Como sugestão, os decks de madeira combinam com praticamente todo tema escolhido. São bonitos, simples e aconchegantes, como o momento pede. Para manter o clima, bancos ou cadeiras de madeira para que os convidados fiquem bem acomodados.

 

Da mesma forma, a decoração da mesa deve receber a atenção. Invista em copos, pratos, talheres e toalhas de mesa para valorizar o ponto alto da festa.

 

Neste, que é um importante passo na realização da festa, é fundamental contar com uma equipe de especialistas. A Festiva Locações trabalha com locação de móveis e utensílios e pode satisfazer suas necessidades, de acordo com o tema escolhido.

 

Plano B

 

Um erro muito comum de quem planeja uma cerimônia ao ar livre é deixar de lado um plano B. Lembre-se sempre que imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante pensar em todo tipo de imprevisto que pode ocorrer: seja um espaço coberto, para o caso de dias com chuva ou muito frios; a possibilidade de cobrir o chão, no caso de chuvas muito fortes antes do evento — o que pode formar lama; auxílio de aparatos elétricos para iluminação artificial, no caso de dias completamentes nublados e escuros. 

 

Portanto, se possível, busque realizar seu casamento ao ar livre em um local que lhe ofereça essas possibilidades. Uma chácara, ou fazenda, que tenha o espaço aberto, mas que conte também com um salão coberto, por exemplo.

 

Cuidados com os convidados

 

São necessários alguns cuidados especiais com os convidados em um casamento ao ar livre. Diferente de celebrações tradicionais, nesses eventos o clima é um item a mais na lista de cuidados que devem ser tomados. Por isso, é importante se preocupar em dispor guarda-chuvas e guarda-sóis para todos os presentes. 

 

Caso deseje se livrar do incômodo dos raios solares, uma dica é realizar a cerimônia ao final da tarde. Assim, além de aproveitar um pouco da iluminação natural, as altas temperaturas já não serão um problema. Além disso, a beleza natural proporcionada pelo pôr do sol vai tornar tudo ainda mais belo.

 

Também há cuidados mais simples que devem ser reforçados, como distribuir repelentes e protetor solar; ou cobrir as cadeiras, especialmente se forem de plástico, para evitar o suor nas roupas dos convidados.

 

Aproveite nossas dicas e a chegada de um ano novo para planejar com cuidado e amor a sua celebração e viver o seu conto de fadas com tudo que você merece.