Conheça 5 maneiras de montar a mesa para receber os convidados com elegância e beleza

Conheça 5 maneiras de montar a mesa para receber os convidados com elegância e beleza

Receber convidados em casa pode ser algo muito prazeroso, tanto para quem recebe, quanto para o convidado. Mas, para que a experiência completa seja satisfatória, é preciso um pouco mais do que um belo cardápio. Afinal, receber bem a pessoa em sua casa é fundamental. E parte dessa recepção está na montagem de uma mesa atrativa.

 

Para te ajudar nessa missão, confira nossas 5 sugestões de montagem de mesa pensadas para diferentes ocasiões.

 

Café da Manhã Informal

No caso de um café da manhã mais simples, serão necessários: um prato de sobremesa ao centro; um copo de suco à direita, na parte superior; uma xícara, que pode ser disposta sobre um pires, ambos dentro do prato; um garfo de sobremesa à esquerda e a faca, também de sobremesa, à direita do prato — com o corte voltado para o prato; depois, ao lado direito da faca, vem a colher de sobremesa. Para finalizar, à esquerda um guardanapo simples, dobrado em triângulo.

 

Café da Manhã Formal

A disposição aqui é semelhante à anterior, porém existem algumas adições: uma tigela disposta sobre um prato de sobremesa; além de duas variações de xícaras, dispostas à direita do prato, ambas sobre seus respectivos pires e com colheres de sobremesa à direita de ambas.

 

Almoço Informal

Um almoço casual não exige muitos detalhes. Serão necessários um prato raso ao centro; o garfo de mesa fica à esquerda, e a faca, com o corte voltado para o prato, do lado direito; na parte superior, você pode dispor a colher de sobremesa na horizontal, acima do prato; do lado direito dela vem o copo; o último talher é a colher de sobremesa, do lado direito da faca. À esquerda, um guardanapo simples, dobrado de forma retangular. Vale lembrar que na hora de decorar a mesa use ou uma toalha ou um jogo americano — nunca os dois.

 

Jantar Informal

Mais uma vez, o prato deve ser escolhido de acordo com o tipo de refeição que será servida. Ele sempre ficará no centro, com os talheres dispostos ao seu redor. O correto é deixar o garfo à esquerda, a faca à direita com o corte voltado para o prato. Se for necessário, a colher deve ficar ao lado da faca. E em caso de sobremesa, a colher pequena deve ficar na parte de cima, sempre na horizontal. As taças ou copos ficam na parte superior à direita do prato. Além disso, os guardanapos podem ser usados para complementar a decoração — às vezes, usando-o para servir os talheres dentro deles.

 

Jantar Formal

No caso de um jantar mais elaborado, serão necessárias mais peças à mesa. A arrumação dos itens básicos é a mesma da anterior, mas mais alguns itens vão surgir, sendo eles: o sousplat, que é um prato maior que vem sob outros pratos, e serve especialmente para proteger os pratos quentes na mesa. Nunca sirva nenhuma refeição diretamente neles. Outra adição é a taça de espumante, caso essa bebida seja servida na ocasião: ela fica logo atrás dos demais copos da mesa, sempre na parte direita superior do prato principal.

 

No caso de haver peixe entre as refeições, os seus talheres devem ser dispostos ao lado de fora dos tradicionais de mesa — a faca segue a mesma regra para o lado do corte. E se for o caso de haver pão, basta adicionar um pequeno prato próprio à esquerda superior, junto de uma faca de manteiga, disposta sobre ele.

 

Agora que você já conhece algumas maneiras de montagem de mesa, pode ser que você não tenha todos os itens necessários para isso. Busque uma empresa especializada que possa lhe fornecer o aluguel destas peças. Na Festiva Locações você encontra desde louças, passando por talheres e quaisquer outros itens necessários para a montagem decorativa.

Com anos de experiência no mercado, contar com a Festiva é ter a certeza de uma mesa bem arrumada e experiência inesquecível aos convidados.