BEABÁ DO SOUSPLAT | APRENDA COMO USAR

BEABÁ DO SOUSPLAT | APRENDA COMO USAR

COMO USAR O SOUSPLAT DO JEITO CERTO

Aprenda com todos os detalhes como o sousplat deve ser usado.

O sousplat foi feito para ser usado em refeições completas, que incluam pelo menos entrada, prato principal e sobremesa. Essa peça não deve ser usada para refeições de apenas um prato. E não esqueça: na hora de servir a sobremesa, retire o sousplat.

A peça já deve já estar presente na mesa quando os convidados chegam. Se você for oferecer pratos já montados, o sousplat pode ficar sozinho na mesa para demarcar o lugar de cada convidado. Caso contrário, os outros pratos que serão usados devem ser colocados em cima do sousplat.

Atenção: Não coloque mais nada no sousplat a não ser os pratos. Talheres, guardanapos e outras decorações devem ficar sobre a toalha de mesa ou jogo americano, se você estiver usando um. O sousplat deve ser usado apenas abaixo dos pratos.

Para jantares formais, prefira usar o sousplat e dispensar o jogo americano. As duas peças podem ser usadas em conjunto em situações mais informais, mas a etiqueta dita que se escolha um ou outro.

 

ORDEM DO SOUSPLAT E PRATOS NA MESA

Para montar a mesa com o sousplat, comece posicionando a peça no centro de cada lugar, a 2,5 cm da borda da mesa. Em seguida, deve ser colocado o prato principal sobre o sousplat. Por último, coloque o prato de entrada.

Depois que você colocou os pratos, coloque a faca à direita dos pratos, com o corte virado para dentro. A colher deve ficar à direita da faca e o garfo, à esquerda dos pratos.

POR QUE USAR O SOUSPLAT?

Entenda melhor porque essa peça é essencial para a sua mesa

O principal motivo para utilizar o sousplat é que ele ajuda a cumpir uma das principais regras de etiqueta: não deixar a mesa desguarnecida. Entre as trocas de pratos, por exemplo, da entrada para o prato principal, não é ideal que a mesa fique simplesmente vazia.

Além disso, seu uso evita que respingos e farelos de comida sujem a mesa e a toalha. Esse tipo de acidente é comum em refeições e é desconfortável para o convidado terminar de comer em um lugar sujo.

Por isso o sousplat deve ser trocado se sujar. O objetivo é que a peça ajude a manter o espaço do seu convidado sempre organizado e agradável, mesmo em uma refeição com diversos pratos.

 

SOUSPLAT DE PAPEL: 4 RAZÕES PARA ESCOLHÊ-LO

Descubra porque o sousplat de papel é a melhor opção para o seu evento ou restaurante

Com tantos modelos disponíveis, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher o melhor para você. O sousplat de papel pode ser uma opção muito prática e com ótimo custo-benefício.

Pense que cada vez que o sousplat for sujo, precisará ser substituído durante a troca de pratos. Portanto, se você utilizar modelos não-descartáveis, precisará contar com um bom número de peças reservas. E esse número só aumenta se você for dono de um restaurante.

Além disso, cada sousplat precisará ser lavado antes de ser reutilizado. Ou seja, eles precisam de um investimento, tanto financeiro quanto de tempo, muito maior.

É necessário levar em conta, também, que peças reutilizáveis sofrem desgastes. Depois de alguns usos, o sousplat não será mais tão bonito quanto quando novo. A intenção da peça é passar uma imagem de limpeza e organização, mas quando ela está desgastada, o efeito é o oposto.

As versões em papel não perdem nada em beleza e requinte para os outros materiais. Elas ainda tem a vantagem de não deixar a louça escorregar e nem fazer ruídos. Sousplat feitos de metal, acrílico ou vidro costumam a apresentar esses problemas e ainda riscar a mesa e as louças. 

DESCARTÁVEL E RECICLÁVEL

Os sousplat de papel são descartáveis, o que significa que você não perderá tempo lavando as peças e nem terá problemas com desgastes e danos.

Você não precisa se preocupar o descarte do sousplat de papel. O material usado na confecção é muito fácil de ser reciclado, portanto tem um baixo impacto na natureza.

O produto descartável também é muito mais higiênico. Seu convidado ou cliente tem certeza de que aquele produto está limpo. Afinal, é um produto novo que será usado apenas por ele e descartado em seguida.

ECOLOGICAMENTE CORRETO

Por ser reciclável, o sousplat de papel não agride tanto o meio ambiente quanto as versões em pano, acrílico e outros materiais.

Para limpar essas peças, é necessário um enorme gasto de recursos naturais como água e energia. Além disso, o uso de detergentes e outros produtos introduz esses poluentes nos sistemas fluviais. Diferente do papel, que pode ser facilmente reciclado, esses produtos permanecem na natureza por anos.

ALTA QUALIDADE

O sousplat de papel é confeccionado com um material de altíssima qualidade. O produto é resistente, firme, suave ao toque e extremamente elegante.

A versão de papel pode ser tão sofisticada quanto as de outros materiais. Até mais, já que você não precisa se preocupar com peças desgastadas ou manchadas. A aparência das peças é requintada e você tem muito menos trabalho.

Custo-benefício

O custo-benefício do sousplat de papel é muito superior quando comparado aos outros materiais. E não só porque o custo unitário é bem mais baixo.

Com o sousplat de papel você tem muito menos trabalho e não tem nenhum custo de manutenção.

CONCLUSÃO

O sousplat é uma peça indispensável em um jantar completo

Como vimos, o sousplat é um importantíssimo aliado quando o assunto é manter a etiqueta e impressionar nos eventos formais. Além disso, pode ser usado de muitas outras maneiras.

Aqui, na FESTIVA LOCACÕES, você encontra diversas opções de cores e modelos para alugar e proporcionar ao seu evento o melhor em cada detalhe.